O homem e o holismo

 

ESPAÇO HOLÍSTICO  

O homem e o Holismo

 

O que quer dizer Holismo?

É uma palavra que vem do grego (holos), e quer dizer inteiro ou o todo.

Na visão holística, vemos o mundo, o Homem e a vida em si como entidades únicas, completas e intimamente ligadas. Podemos dizer que todos os seres vivos do planeta, formam um "Holograma"; grama=figura/ Holos=inteira, uma única figura.

Nas filosofias orientais, há milhares de anos, temos registros de que; compreendiam a importância da ligação íntima do homem e do universo, como sendo partes de um único corpo, de um todo. Hoje no ocidente passamos a estudar e compreender melhor este conceito.

Representa um novo paradigma científico e filosófico que surgiu como resposta ao mal-estar da pós-modernidade.

O Holismo é uma forma de tentar unir o Homem ao universo (natureza) onde está inserido, o Holismo visa a integração dos seus aspectos físicos, emocionais, mentais, espirituais, etc.

O Ser Humano não é somente matéria física, nem somente consciência, nem apenas emoções, logo, levar em consideração apenas alguns destes aspectos isoladamente, é perder de vista a sua integridade.

No Holismo, visamos a saúde integral do homem, através de sua perfeita harmonia; corpo, mente, alma e espírito. E para que todos os corpos se harmonizem, e sua saúde esteja plena, naturalmente busca-se a harmonia com tudo a sua volta, o seu espaço, com todos os seres que o rodeiam.

O processo do adoecimento em quase todos os casos, estão relacionados aos desequilíbrios emocionais, mentais, espirituais, e consequentemente passam a afetar no final, o nosso corpo físico.

Nossos corpos possuem energias. Estas energias atuam buscando sempre o bem estar e equilíbrio em todos os seres vivos. Sempre que há um desequilíbrio, haverá um sinal de alerta, mesmo que sutil.

No ser humano, podemos notar, irritações, tristezas, inquietações, ansiedades, etc. São geralmente os primeiros sinais de que alguma coisa está errada, que um desequilíbrio está se instalando. Neste primeiro estágio, muitas pessoas não dão maior importância, e a maioria até consegue restabelecer seu equilíbrio energético naturalmente.

Quando não há a superação natural; num segundo estágio, a pessoa entra em desacordo no ambiente doméstico, pode desenvolver uma depressão (ainda que passageira), uma ansiedade mais acentuada, medos, dores de cabeça repentinas de localizações não específicas, alterações passageiras na pressão arterial e dores físicas sem motivos aparentes.

Neste estágio, já requer cuidado especial, pois o desequilíbrio energético poderá se instalar no corpo físico, trazendo alguma doença.

Todas as nossas emoções, tem correspondências físicas, em nossos órgãos. Portanto é primordial cuidarmos de nossas emoções, para mantermos a saúde física, antes que a doença se instale.

A nossa medicina tradicional, uma das melhores do mundo, trata a doença, já instalada, e é imprescindível que assim seja. Mas não somente.

Compreendendo que a maioria dos desequilíbrios vem de nossos corpos emocionais, mentais e espirituais, é importante cuidarmos da causa, para que o equilíbrio seja conseguido, evitando assim que uma nova doença se instale no futuro em nosso corpo físico.

No tratamento com as Terapias Holísticas, Terapias Complementares, não tratamos a doença, mas sim o doente. Buscamos orientar e ensinar, as maneiras adequadas de recuperar, manter e equilibrar suas energias.

A terapia Holística serve-se de técnicas de terapias complementares de diversos tipos (Terapia Floral, Psicoterapia, Acupuntura, Auriculoterapia, Oligoterapia, Drenagem Linfática Terapêutica Manual, etc.), com a finalidade de tratar o Homem INTEIRO, nos âmbitos Físico, Emocional, Mental e Espiritual, Conjuntamente.

"O ser humano vivencia a si mesmo, seus pensamentos, como algo separado do resto do universo - numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é um tipo de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto, apenas pelas pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá atingir completamente este objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior".


Albert Einstein

 

PUBLICADO EM 09/11/2013 - PÁGINA 15

NO JORNAL TRIBUNA REGIONAL

NA COLUNA ESPAÇO HOLÍSTICO - EDIÇÃO 295

http://www.tribuna-regional.com/tribunaregional_n295.pdf